TIPOS DE CIRURGIA

DR. ALEXANDRE VIAL CRM RJ 794449

O que é?
A Toxina Botulínica é uma substância derivada de uma bactéria com a capacidade de bloquear os sinais nervosos musculares através do enfraquecimento de alguns músculos. Pode ser dividida em tipo A e tipo B, e se for usada em combinação com outros procedimentos cosméticos, como peelings químicos, microdemoabrasão e preenchimentos dérmicos, tem o resultado potencializado.
Atualmente, essa substância é uma das mais solicitadas em clínicas de estética pelo efeito instantâneo, semelhante a um lifting cirúrgico. A técnica atua na eliminação das marcas do envelhecimento, como linhas de expressão, pés de galinha, rugas na testa, rugas finas no bigode chinês e bandas grossas no pescoço.
As principais marcas de substâncias liberadas pela Anvisa são Botox, Dysport, Xeomin, Prosygne e Botulift.

Como funciona?
Apesar de constantemente procurado em clínicas de estética, a aplicação da Toxina Botulínica não é um procedimento simples e exige capacitação profissional. Existem 43 músculos na face e, por isso, é fundamental que o especialista identifique os pontos corretos para fazer uma ou mais aplicações seguras.
Primeiro, o médico identifica os músculos onde a toxina será aplicada. Em seguida, a aplicação ocorre com o uso de uma agulha bem fina. A quantidade de aplicação que será feita vai depender da necessidade de cada um, ou seja, da extensão das rugas. Não é preciso aplicar anestesia, nem respeitar tempo de repouso. Para o paciente visualizar o resultado completo, pode demorar uma semana.
É importante ressaltar que efeito da Toxina Botulínica não é eterno: geralmente dura cerca de seis meses. Após esse tempo, os músculos que foram enfraquecidos terão forças para reagir e as marcas de expressão vão voltar a aparecer, o que vai exigir nova aplicação. Outra questão importante é entender que a toxina vai atuar no enfraquecimento dos músculos, mas não é capaz de tratar os danos causados, pelo sol, por exemplo. E para garantir a eficácia do tratamento, o tipo e grau de enrugamento, assim como a espessura da pele desempenham papel importante.

Riscos e benefícios
Após discutir as opções e metas realistas, o paciente se responsabiliza por decidir se quer conseguir os benefícios que o procedimento pode proporcionar. Também terá que decidir se os riscos são aceitáveis. Todas as opções serão explicadas em detalhes pelo cirurgião plástico e, ao final, o paciente deve assinar um termo de consentimento que assegura total compreensão dos riscos e das metas possíveis.
Depois da aplicação da Toxina Botulínica, o paciente pode retomar as atividades normais imediatamente. Uma medida importante é não esfregar as mãos nas áreas tratadas, o que pode espalhar a toxina para outras regiões do rosto e causar fraqueza facial temporária. Sobre outros riscos, pode acontecer:
Hematomas
Dor
Sintomas de gripe
Enjoos
Fraqueza temporária da face ou ptose
Vermelhidão
Dor de cabeça
Espalhar para outras áreas do rosto
Problemas respiratórios
Dificuldade em engolir
Fala arrastada
Fraqueza muscular

Qual é a indicação?
O procedimento é indicado tanto para homens quanto para mulheres adultas que tenham tecido e músculos saudáveis. O cirurgião especializado é capaz de estudar metas realistas.

Cirurgião plástico qualificado
Procure informar-se sobre a formação profissional do cirurgião plástico, principalmente se ele é qualificado para agir em tão tratamento. Uma pesquisa importante é saber se ele é especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Sobre a aplicação da Toxina Botulínica, o médico cirurgião precisa ter experiência específica para atuar com esse produto.